Estamos vivendo um momento de Revolução da Indústria e, independente do setor que atuam, empresas e pessoas precisam estar atentas e adaptadas a este novo cenário: tecnológico, digital, altamente dinâmico e exigindo novos processos e competências.
O mundo está em constante mudança e nos últimos tempos temos ouvido muito sobre o “4.0”. Já se fala em “Indústria 4.0”, “Marketing 4.0”, “Profissional 4.0” e tantas outras nomenclaturas que mais parecem versões de um novo software! Talvez este modismo possa parecer uma bobagem, mas em tempos em que marketing e mídia exigem uma comunicação em alta velocidade estas novas nomenclaturas podem até fazer sentido.
Vamos primeiro entender rapidamente o contexto disso tudo. Na verdade, o conceito de Revolução Industrial 4.0 já existe há 10 anos! Ele foi apresentado em 2011 na Feira Industrial de Hannover e desde então tem tomado proporções mundiais. Esta revolução tem um impacto profundo não somente nas questões produtivas e processos, mas em todas as relações de trabalho e na sociedade como um todo! Sabe por quê?
Porque ele integra a tecnologia de uma forma muito profunda nos processos produtivos, de comunicação e comercialização que eles impactam em todos os aspectos técnicos e humanos, refletindo no dia a dia das pessoas e consequentemente na sociedade e em como nos relacionamos com o mundo.
A 4ª Revolução Industrial traz para todo tipo de negócio oportunidades de crescimento ordenado, aliado a novas práticas e tendências exigidas pelo mercado, gerando mais produtividade e lucratividade, com a implementação de diversos auxílios tecnológicos. As empresas estão se tornando muito mais ágeis, práticas e com melhora no rendimento. O que cria condições mais favoráveis aos resultados e facilita o acesso aos consumidores.
A empresa moderna (ou empresa 4.0, pode chamar como achar mais fácil!) une a transformação gradual e progressiva, adaptando máquinas e organização produtiva, às novas tecnologias, à inovação e aos novos métodos de gestão e liderança. Isso com o objetivo de obter o sucesso empresarial, alinhado às necessidades de mercado e dos consumidores.
Este contexto apesar de extremamente promissor traz inúmeros desafios! E aí é que empreendedores, profissionais e gestores devem se perguntar: Eu realmente estou preparado para isso?
Adequar processos, pessoas e o ecossistema empresarial em todos os aspectos tecnológicos é muito mais complexo do que parece! Observe:
Você está familiarizado com o funcionamento virtualizado de uma empresa inteira (ou seja, quando todo o controle da empesa está completamente na nuvem)? Ou ainda com os conceitos de Internet dos Serviços – conectado com o conceito do Internet das Coisas? Os processos da sua empresa são facilmente descentralizados ou ainda precisam da centralização das tomadas de decisão? Os processos são flexibilizados e modulares ou ainda são mais rígidos?
Além disso, como está seu conhecimento do impacto da tecnologia na sua área jurídica, comercial e administrativa?
Vale colocar ainda que a tecnologia vai impactar também as pessoas que trabalham na sua empresa! Elas estão preparadas para este novo momento, em que os problemas serão cada vez mais complexos e com a necessidade de tomada de decisão rápida e eficaz? A comunicação e o modo de trabalhar já mudou (especialmente na pandemia com a necessidade de se reinventar rapidamente) e vai mudar ainda mais nos próximos anos. Será que os gerentes e supervisores estão preparados para serem líderes neste cenário?
Muitas perguntas para refletir, não é?
Nós da CARE Empresas temos feito diariamente estes questionamentos e para te ajudar neste processo de reinvenção e de pensar sobre como obter melhores resultados dele, resolvemos fazer uma série de textos em nosso blog com a temática: Vamos nos preparar para o novo cenário desta Revolução 4.0.
Siga nossas redes sociais e acompanhe os lançamentos dos novos textos.