A Revolução Industrial 4.0 está mudando toda a sociedade, as formas de trabalho, as relações empresariais e obrigando os negócios a se adaptarem. O mercado de trabalho vai mudar, e os profissionais também! Você está preparado?
Logo de começo queremos desmistificar uma coisa! Não interessa de qual geração você é, se você é cringe ou não: você pode ser um Profissional 4.0. O que realmente importa é a sua capacidade de não resistir as mudanças e nem a tecnologia!
Além disso, você precisa saber se a sua profissão está em risco. Isso mesmo, algumas profissões tendem a desaparecer em alguns anos. Contadores e Auditores por exemplo, têm 94% de chance serem substituídos por Inteligência Artificial nas próximas duas décadas, enquanto os Advogados têm apenas 4%, mas provavelmente em torno de 30% das atividades dos advogados será totalmente automatizada (fonte: https://willrobotstakemyjob.com/).
Como os contadores, várias outras profissões tendem a desaparecer enquanto outras vão se tornar mais importantes, especialmente as que tenham relação com a tecnologia. E a pergunta que fica é: então em preciso mudar de carreira?
E a resposta é simples NÃO! Você precisa estar preparado para as mudanças e ter alta capacidade de adaptação. E para isso precisa ter COMPETÊNCIA!
E como tudo muda até o que é realmente a competência deve sofrer algumas alterações o modelo CHA (Conhecimentos, Habilidade e Atitudes) ou o CHAVE (Conhecimentos, Habilidades, Atitudes, Valores e Emoções/Experiências) não vão mais atender a complexidade e a fluidez necessária para as novas competências. Provavelmente o novo modelo levará em consideração o ambiente, as capacidades relacionais e de autoconhecimento e compreender isso fará a diferença, especialmente para quem estiver nos papéis de liderança.
Os novos profissionais precisarão ter habilidades básicas como flexibilidade, criatividade e capacidade de perceber problemas; competências básicas (que não são tão básicas assim) como aprendizagem ativa, pensamento crítico e autogerenciamento; e por fim as competências multidisciplinares como a capacidade de solucionar problemas complexos, gerenciamento de recursos (financeiros, materiais, pessoas e equipes), capacidade de avaliação sistêmica e para dar opinião, além de competências sociais e técnicas.
Agora perguntamos: Dos profissionais que você conhece/trabalha, quantos tem estas competências já desenvolvidas? Quem teria interesse e motivação para desenvolvê-las? Quem vai entrar num processo de negação e não vai querer mudar muita coisa?
Se você parou alguns instantes para pensar nas questões do parágrafo anterior, provavelmente você já está tomando uma postura de liderança! E para ser Líder de profissionais que tenham ou que precisem ter todas as competências acima desenvolvidas não vai ser nada fácil.
O Líder 4.0 será exigido muito mais no processo de desenvolvimento de pessoas para busca de resultados do que no controle de atividades e de indicadores. Os Líderes 4.0 precisarão assumir papéis que hoje mentores assumem. E para isso além de experiência, conhecimento técnico e direcionamento para resultados, eles vão precisar ter habilidades humanas e alta capacidade de transmitir conhecimento e de organizar conhecimentos.
Se você já está em um papel de liderança ou na gestão da empresa, existe uma necessidade quase que urgente de se repensar! A sua habilidade de autoconhecimento será testada. Pois é hora de se perguntar: Eu estou preparado para um novo modelo de equipe e de trabalho? Eu consigo gerir uma equipe se estiver em trabalho totalmente remoto? Qual a minha necessidade de controlar as atividades dos meus colaboradores?
Além disso, quem agora já quer se preparar para ser um Líder 4.0 precisa começar a se interessar pela tecnologia, por sistemas de gestão (sejam administrativos, financeiros, de conhecimento, etc.) modernos, na nuvem e com segurança. Precisa entender um pouco da Internet das Coisas, da Internet dos Serviços e o que é a Experiência do Usuário.
Você pode estar se perguntando: Por que vocês não fizeram como tantas outras consultorias ou professores e colocaram aqui uma lista das 10, ou 6, ou 5 competências do Líder 4.0? Simples, porque listas existem várias, e nenhuma delas é igual a outra, pois cada líder precisa se analisar e se moldar para este novo cenário. A principal competência básica do líder é sua capacidade de autoaprendizagem e autoconhecimento. As outras competências a serem desenvolvidas vão depender do ambiente empresarial e da sua atividade.
Vale ressaltar ainda que o Líder 4.0 precisa estar preparado para pedir ajuda, quando necessário, e buscar as soluções mais simples, rápidas e eficazes para os problemas empresariais mais complexos. Ele não precisa ser um “super-herói”, mas sim aquele que sabe a hora de agir, de refletir, de mudar e a hora de pedir auxílio da própria equipe ou externo. Nós da CARE nos colocamos a sua disposição para quando você precisar!