O mercado 4.0 ainda não está consolidado, mas já podemos ver várias mudanças na visibilidade e nas estratégias de marketing das empresas, que cada vez mais vão ser um divisor de águas!

Imagine uma grande loja multimarcas, em que os clientes são abordados por vendedores oferecendo os produtos de forma direcionada e até personalizada, sem precisar perguntar nada para o cliente. Neste mercado, além das ofertas dos vendedores, algumas marcas oferecem mais informação, serviços adicionais e vantagens exclusivas.  O cliente ainda recebe mensagens em seu celular dizendo que ele ganhou um cupom de desconto se comprar agora. Em meio a tudo o cliente tem ainda opção mágica de sair dali, a qualquer momento e procurar algo que o agrade mais.

Caótico, não? Mas é isso que vivemos diariamente na internet. E este cenário tende somente a ficar ainda mais complexo com o desenvolvimento da Inteligência Artificial.

E com isso é o mais óbvio que o Marketing precisa, e vai se reinventar constantemente, mas mais do que isso é preciso repensar o que é visibilidade empresarial.  A visibilidade é o quanto uma marca “aparece”, preferencialmente de forma positiva. Para aparecer não bastam boas estratégias de marketing digital, pois só se “aparece” quando outros falam dela.  Ou seja, o marketing divulga e reforça a marca, mas a visibilidade só vem quando outras pessoas começam a falar da marca de maneira aparentemente espontânea, por isso as digitais influencers não contam aqui!

Com isso a visibilidade da marca depende também de jornais, revistas, blogs ou qualquer espaço de conteúdo que queira usá-la como referência para um assunto! Aqui vale um digital influencer de conteúdo específico (por exemplo ecologia) que vai falar de uma marca por um assunto específico (por exemplo elogiar a nova linha que tem uma embalagem 100% reaproveitável e ecologicamente correta), ou seja ele vai “elogiar” a marca dentro do conteúdo dele. Isso é visibilidade.

Porém para sermos referência, precisamos ter alta qualidade, inovação, alta tecnologia ou ainda valores tão sólidos que extrapolem barreiras. Ou seja, num mercado 4.0 só vai sobreviver empresas que realmente estejam preocupadas com todo o sistema empresarial, buscando a cada momento ser referência e que não apenas divulguem o que são, mas que realmente sejam! Pois hoje em dia, desmascarar uma iniciativa fraca, falsa ou meio certa é MUITO Fácil.

Tento isso em mente que o Marketing 4.0 só será efetivo com a empresa “bem arrumadinha” e se conhecendo muito bem aí vão 5 pontos fundamentais para o Marketing 4.0:

  1. Defina seu público, pense numa persona e entenda por que isso é necessário!

Quando se cria uma empresa já se pensa para quem se vai vender e de monta um grupo padrão de pessoas de interesse (faixa de idade, perfil social, localização, perfil cultural, entre outros). Com este perfil social você precisa ter uma persona, que nada mais é que um personagem fictício, com nome e tudo que representa o grupo para o qual você quer vender. Sabe por que isso é importante? Porque a velocidade do Marketing 4.0 não permite que se pense muito ao criar as comunicações, então é muito mais fácil ter em mente que você está falando com o João, que tem 35 anos, trabalha, estuda e tem uma vida… do que com um público, em sua maioria, masculino, entre 25 e 40 anos, classe B/C… O Público define suas estratégias comerciais e de marketing, a Persona a sua linguagem e forma de se comunicar!

  • Faça uma gestão da sua presença digital.

Estar no Instagram, Facebook, Twitter, Pinterest, ter WhatsApp corporativo, enviar e-mails para seus clientes, e saber quantos seguidores você tem e quantos “engajam” em suas redes, definitivamente não é sinal de GESTÃO da sua presença digital. Gerir a presença digital é garantir uma unidade de estratégias de comunicação, marketing e vendas que de forma aliada, com constância e permanência, que vão trazer resultados reais e, mais do que isso, dar suporte a VISIBILIDADE da sua empresa.

  • Invista em uma Assessoria de Imprensa sempre que tiver uma boa novidade!

A melhor forma de você se tornar referência para os meios de comunicação digital ainda é a boa e velha assessoria de imprensa. Eles são especializados em direcionar seu conteúdo para quem interessa e isso gera visibilidade, credibilidade e aumenta o valor da sua marca.

  • As estratégias Omnichannel PRECISAM estar presentes no seu negócio.

O Omnichannel é ainda um palavrão para muitos empresários, mas nada mais é do que a integração dos canais de venda e de marketing online e off-line. Parece difícil, mas não é tão complicado assim. De pronto lembro de uma frutaria que avisa no facebook quais os produtos chegarão no próximo dia, oferece seus produtos no whatsapp, vende cestas prontas e produtos manipulados (lavados, cortados e embalados) pelo Ifood e ainda faz as fotos das frutas bem de pertinho e publica nos Stories do Instagram para que o cliente possa ver o que veio bonito.

Isso é Omnichannel! Ele vende online, off-line e ainda faz uma comunicação rápida com seus clientes, de forma integrada e mais do que isso, aproveitando as comunicações! Ele foi obrigado a se diferenciar por conta da Pandemia e deu tão certo que hoje ele tem 2 carros de entrega e duplicou o número de funcionários. Lucro? Muito! Ele quitou a casa que morava e já está querendo comprar uma melhor!

Além disso, os marketplaces vem como mais uma estratégia que sua empresa pode utilizar. Tudo isso é para que o cliente tenha MUITAS opções para comprar e se comunicar com as empresas. E você ainda está pensando em canais de venda? Ou sua venda já é Omnichannel?

  • Sua empresa também vai precisar ter uma “cara”.

Na internet, as redes são SOCIAIS, e uma empresa não participa de uma conversa entre amigos, correto? Porque você acha que hoje existem avatares de lojas, inteligências artificias de atendimento humanizadas (e com nome Próprio), marcas contratando “embaixadores” e tantos empresários virando quase que digitais influencers para falar de suas empresas?

Simples, porque com a mudança social inerente à Indústria 4.0, virá cada vez mais a necessidade de gente falar com gente. Nas redes sociais, ainda mais! Este é um ponto que ainda está sendo negligenciado por muitas empresas e as postagens delas acabam sendo impessoais e isso não dá resultado. Para finalizar, estes não são todos os pontos do Marketing 4.0, mas sim os mais URGENTES para você colocar em prática na sua empresa. Lembrando que há muito tempo o Marketing deixou de ser um departamento que faz propaganda, publicidade e comunicação. Ele é um eixo estratégico empresarial que precisa estar, de alguma forma, conectado com todos os departamentos da empresa. Mas isso é tema para outra hora…