O empreendedor muitas vezes espera um problema específico para, então, decidir contratar uma consultoria. O que queremos com este texto é apresentar alguns aspectos que podem fazer a diferença neste tipo de tomada de decisão.

As pequenas e médias empresas já de cara acreditam que a consultoria não “cabe no bolso”. Ou ainda, que o consultor vai entrar e “acabar” com o que já desenvolvemos anteriormente. Estes dois pensamentos são os limitadores mais comuns e, se eles fazem parte do seu repertório, com certeza você pode estar perdendo excelentes oportunidades de ganhar mais dinheiro.

      Isso mesmo, primeiramente porque existem consultorias que custam o mesmo que um funcionário (como a da CARE) que pode se encaixar no seu orçamento, segundo que a consultoria vai mudar somente o que precisa ou o que pode trazer muito mais resultado!

Por isso, em tese, a consultoria precisa ser contratada para que sua empresa ganhe mais. Ela pode ser contratada quando algum problema é identificado: aumento de custos, custos ocultos e não identificados, problemas com a equipe, insatisfação dos clientes, mudança de mercado, baixa lucratividade, erros de processo etc.

      Porém, quando o empresário ou empreendedor já tem o problema instalado e vai procurar uma consultoria o prazo para ele ganhar mais acaba sendo mais longo!

Vamos entender melhor: O consultor ou a equipe vai entrar na empresa já com um problema definido (por exemplo: nosso fluxo de caixa está ruim e não estamos tendo lucratividade) e vai começar por esta ponta de iceberg para identificar TODOS os aspectos envolvidos no processo. Aí é que as coisas começam a complicar, porque este problema pode ter inúmeras causas e a consultoria vai ter que atuar em todas elas.

Na maioria das vezes, neste caso, é impossível fazer tudo ao mesmo tempo. As causas precisam ser elencadas, priorizadas e solucionadas de forma organizada e sequencial. Isso leva um tempo, mas normalmente ao final das soluções implementadas o problema já desapareceu e o resultado já está mudando. A cada solução, melhora um pouquinho o resultado e o problema vai diminuindo.

Porém, ao fim nem sempre a empresa está ganhando mais. Ela está de volta ao patamar de qualidade e de resultados que DEVERIA estar. Neste momento o empresário já se contenta, agradece a consultoria e segue seu caminho, pois o PROBLEMA FOI RESOLVIDO!

      Agora, existe um segundo tipo de situação: Empresas que contratam a consultoria SEM NENHUM PROBLEMA. Sim, isso existe e vamos te explicar por que isso é MUITO INTERESSANTE.

      O empresário ou empreendedor está no dia a dia da empresa, vivenciando um furacão de atividades. São dados, informações, questões com os colaboradores, reuniões, tomadas de decisão e a rotina que consomem um enorme tempo! E no meio disso tudo chega a notícia: Cresceu nossa demanda!

      A oportunidade bateu à porta desta empresa, mas será que o empreendedor sozinho consegue aproveitar isso com o máximo de qualidade? A maioria das vezes não. É por isso que neste momento uma consultoria é também muito bem-vinda.

      Da mesma forma que na outra empresa, a consultoria vai entrar, entender os processos e dinâmicas internas, mas sem nenhum problema a resolver ela vai focar na OPORTUNIDADE. Juntamente com a equipe da empresa é possível que soluções inovadoras, estudos de crescimento estruturado e estratégias de vantagem competitiva sejam criadas em um tempo muito reduzido. O que por si só, já coloca a empresa na frente de vários concorrentes.

      Estes direcionamentos podem ser aplicados rapidamente, pois existe um suporte externo que consegue identificar riscos de forma mais clara, afinal a consultoria não está envolvida com a rotina diária.

      Com tudo implementado, indicadores definidos e o acompanhamento sendo realizado é certo que esta empresa vai GANHAR MAIS do que antes, e com certeza terá otimizado a oportunidade, ganhando mais do que se tivesse buscado soluções sozinha.

      Neste momento você deve estar pensando: Então o momento CERTO de buscar a consultoria é quando aparece uma OPORTUNIDADE. E vamos ter que frustrar você. Esta não é a resposta ideal. Porque o momento certo de buscar uma consultoria é quando se identifica uma MUDANÇA na empresa ou no cenário. Seja ela positiva ou negativa.

Ou seja, alguma coisa começou a acontecer diferente na minha empresa: minha lucratividade COMEÇOU a baixar; ou meu fluxo de caixa está se movimentando de forma diferente; ou meus custos estão subindo muito; ou ainda, o mercado está mudando e meus clientes não estão mais tão satisfeitos.  Estes são aspectos negativos, que ainda não são um problema instalado, mas são o indicativo de um problema futuro. Nestes casos procure uma consultoria.

Mudanças positivas também são importantes se observar: Oportunidades de mercado, possibilidades de implementar nova tecnologia ou de fomentar a inovação interna, busca de melhores resultados com as equipes e momentos de focar em planos futuros e novos resultados, também são momentos ideais para se contratar uma consultoria.

Pense nisso: Sua empresa tem um problema, tem um indicativo de problema ou está passando por uma mudança positiva? Se sim, uma consultoria pode te ajudar.